MANUAIS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

• MANUAIS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Os MANUAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS  editados pela Prefeitura do Rio de Janeiro através da SMU na gestão do arquiteto Luiz Paulo Conde, como Secretário de Urbanismo e como Prefeito da Cidade, tem o objetivo de reunir informações sistematizadas que facilitem o entendimento dos programas específicos aos temas relacionados,  em projetos públicos ou privados.  Visam orientar aqueles que procuram saber as dimensões, qualidade e quantidade dos espaços, equipamentos necessários, suas relações internas e com o entorno, quer se tratar de uma edificação ou de uma determinada intervenção urbanística.

Este conjunto de Manuais Técnicos busca oferecer Diretrizes e Parâmetros na encomenda e na elaboração de projetos, seja para profissionais de arquitetura, de urbanismo, de engenharia, como à população em geral.

As edições publicadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro  em 1996 e em 2000,  encontram-se esgotadas.  Eles permanecem, no entanto, sendo muito procurados e utilizados por seus conceitos, parâmetros e referências. Portanto, disponibilizamos agora suas versões originais digitalizadas em pdf para consulta livre pública.

Esses Manuais não pretendem esgotar toda a gama de assuntos que compõem os temas tratados nem impor normas e padrões rígidos – estão sujeitos a revisão pelo tempo transcorrido – e sim  auxiliar a quem vier a consultá-los  naqueles aspectos  que parecem mais significativos  no trato das questões.

Manual para Elaboração de Projetos de Alinhamento

Manual para Elaboração de Projetos de Creches – parte 01

Manual para Elaboração de Projetos de Creches – parte 02

Manual para Elaboração de Projetos de Creches – parte 03