• No aniversário do Rio, Prefeitura inicia recuperação do sistema de iluminação histórica do Centro
Publicado em 01/03/2023 - 21:11  |  Atualizado em 03/03/2023 - 11:44
Novas luminárias do Centro Histórico do Rio - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

As luminárias tradicionais do Centro Histórico estão sendo recuperadas pela Prefeitura do Rio dentro do Plano Urbano Reviver Centro. Cerca de 300 peças, com três tipos de postes, bem como arcos e cordoalhas em ferro fundido, que fazem parte da memória carioca, passarão por restauro ou serão repostas em 30 ruas.

O projeto foi lançado na Rua do Mercado, nesta quarta-feira (01/03), dia do aniversário de 458 anos da cidade do Rio de Janeiro. A via recebeu 15 postes históricos, entre peças recuperadas e novas, feitas de acordo com os moldes originais.

Para celebrar o aniversário da cidade, também foi cortado nesta quarta-feira o tradicional bolo da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), com 4,58 metros de comprimento.

Produção de peças faz parte do Luz Maravilha

As vias onde o sistema de iluminação histórica será recuperado ficam na área piloto do projeto, cujo perímetro é delimitado pelas avenidas Passos, Presidente Vargas e Primeiro de Março, pelas ruas da Carioca, da Assembleia e São José, e pela Praça Quinze. A produção das novas peças e a reforma das antigas estão a cargo do consórcio Smart Luz, dentro do programa Luz Maravilha, uma Parceria Público-Privada administrada pela RioLuz. O projeto de restauração é uma concepção do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. A iniciativa teve ainda o apoio logístico da Secretaria Municipal de Conservação, da Subprefeitura do Centro e da Gerência Executiva Local.

– O Centro do Rio precisa de gente, de vida e de cuidado com seus bens históricos. Ao andar pelas Ruas do Ouvidor, da Conceição, do Rosário, nos deparamos com estes modelos antigos de postes e luminárias sustentadas por arcos de ferro fundido, com detalhes artísticos ou presas em cordoalhas, instaladas diretamente nas alvenarias das fachadas do casario. A iluminação é parte integrante da paisagem destes bairros centrais, que são regiões das mais importantes para o patrimônio cultural. Foi ali que surgiu a cidade e onde foram implementadas ações pioneiras de proteção e valorização da paisagem urbana, como o Corredor Cultural. Neste sentido, esta ação é essencial não somente para valorizar o patrimônio cultural, mas também para viabilizar a requalificação que se pretende na área central – explica a presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Laura Di Blasi.

Luminárias são do fim do Século XIX e início do XX

Para tirar o projeto do papel foi criado um grupo de trabalho com os órgãos envolvidos nas modelagens técnica e econômica da recuperação dessas peças. O objetivo era chegar a um plano de ação para a restauração de postes, arcos e cordoalhas em ferro fundido existentes em toda a região do Centro Histórico, remontando ao sistema de iluminação elétrica do fim do Século XIX e início do Século XX. Um mapeamento das luminárias existentes foi feito pelo IRPH e pela GEL Centro, já a Rioluz elaborou os mapas de iluminação para essas ruas, adequando os equipamentos antigos às necessidades atuais das vias públicas. No perímetro escolhido há locais de grande peso histórico, como as ruas do Ouvidor e do Rosário e o Largo do Paço Imperial.

– Esse projeto tem um valor simbólico, único para a cidade. Hoje a gente inaugura o circuito de iluminação histórica do Centro do Rio, repaginando todos os postes de um quadrilátero fundamental para o comércio e para o centro financeiro da nossa cidade. São 15 postes temáticos, trazendo de volta à região o design do Século XIX e melhorando a iluminação pública. A gente aprimora o cenário urbano que temos aqui, trazendo mais visitantes para esse ambiente convidativo, onde as pessoas se sentem mais seguras e confortáveis – disse o Subprefeito do Centro, Alberto Szafran.

Novas luminárias do Centro Histórico do Rio – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Peças terão luz de LED, mas com aspecto original

O trabalho de fundição das peças necessárias à recuperação do parque de iluminação histórica é feito em Minas Gerais. De acordo com o presidente da Rioluz, Paulo Cezar dos Santos, o projeto está orçado em cerca de R$ 14 milhões, e todo o custo de produção das novas luminárias estará no escopo da PPP da Iluminação Pública, por meio da Smart Luz. O projeto é inovador, uma vez que adapta as lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas, aos postes históricos, sem prejuízo de seu aspecto original.

– O projeto de recuperação da iluminação histórica visa resgatar a iluminação pública do Centro antigo do Rio, que integra a herança colonial da cidade. Essa região tem grande valor histórico e cultural para o Rio de Janeiro e merecia receber este projeto de modernização. Os postes que estão sendo restaurados serão lixados e pintados com tinta anticorrosiva. As peças terão o seu design antigo preservado, e as luminárias receberão a moderna tecnologia LED em uma coloração mais amarelada, sem descaracterizar a ambiência histórica do local – explicou o presidente da Rioluz.