ANÁLISE DOS PEDIDOS DE FECHAMENTO DE LOGRADOURO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

• ANÁLISE DOS PEDIDOS DE FECHAMENTO DE LOGRADOURO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Logradouro público é uma denominação genérica para as vias públicas de uso comum do povo. Esta condição inclui o direito de livre acesso das pessoas em todas as ruas, praças, avenidas, travessas e outras vias de acesso na Cidade. A previsão legal para fechamento de logradouros, só pode ocorrer em condições específicas que não prejudiquem a necessidade e o direito de circulação da população, seja a pé ou utilizando meios de transporte.

Após a edição do Decreto nº 43.038, de 2017, houve um aumento significativo no número de pedidos de fechamento de logradouros, fazendo com que a Coordenadoria de Planejamento Local, através de suas Gerências, passasse a responder aos pedidos de fechamento, motivados principalmente por questões de segurança. Somam-se a essas respostas às reclamações decorrentes desses pedidos.

Conheça aqui o aplicativo de Consulta Georreferenciada de Processos de Fechamento de Logradouros

Este trabalho visa dar um panorama amplo dos pedidos individuais de fechamento de logradouro que somados podem alcançar uma dimensão capaz de prejudicar os trajetos cotidianos da população de determinado bairro e dificultar o acesso a bens e serviços públicos.

No mapeamento em anexo, encontram-se todas as ruas com pedidos de fechamentos e as novas quadras, que foram geradas em função do impedimento à circulação pública fazendo com que os logradouros deixem de cumprir o seu papel.

Análise dos Pedidos de Fechamento de Logradouro na Cidade do Rio de Janeiro

Mapas

Solicitação de Fechamento de Logradouros

Área de Planejamento 1 e 2

Área de Planejamento 3

Área de Planejamento 4

Área de Planejamento 5

Formação de Super Quadras

Área de Planejamento 3

Área de Planejamento 5

A Subsecretaria de Planejamento Urbano, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, concentra a implementação da normativa urbana visando o melhor desenvolvimento territorial da Cidade do Rio de Janeiro, as ações de planejamento urbano, e a elaboração de projetos de lei e projetos urbanísticos e arquitetônicos que se façam necessários à municipalidade. Além disso, atua no monitoramento e análise de dados estatísticos, geográficos e cartográficos da Cidade do Rio.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Gago Coutinho, 52 – 1º, 5º e 6º andares
    Laranjeiras – Rio de Janeiro/RJ

ATENDIMENTO:

planejamentourbano.pcrj@gmail.com

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio