• Prefeitura homenageia arquiteto Paulo Mendes da Rocha com esplanada na Marina da Glória
Publicado em 27/05/2021 - 13:00  |  Atualizado em 04/05/2022 - 16:16

A Prefeitura publicou nesta quinta-feira (27/05), no Diário Oficial do Município, decreto nomeando um trecho da Marina da Glória em homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, falecido no último dia 23 de maio, aos 92 anos. O decreto nº 48.906, assinado pelo prefeito em exercício, Nilton Caldeira, cria a Esplanada Paulo Mendes da Rocha (arquiteto) numa área entre a Marina da Glória e a Baía de Guanabara, uma projeção de terra que avança para o mar inserida dentro do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (Parque do Flamengo).

A homenagem considera a importância do arquiteto Paulo Mendes da Rocha para a arquitetura e o urbanismo tanto no Brasil como no mundo. E a escolha do local leva em consideração o pensamento do urbanista, para quem “a geografia era a primeira e primordial arquitetura”.

Paulo Archias Mendes da Rocha pertenceu à geração de arquitetos modernistas e era um dos profissionais mais premiados do país. Ele assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea, tendo sido premiado em 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Em 2016, venceu o prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, na categoria arquitetura, pelo conjunto da obra. Ainda em 2016, recebeu o Prêmio Imperial do Japão, um dos mais prestigiosos do mundo. E em 2021, foi agraciado com a medalha de ouro da UIA pela obra atemporal que marcou a arquitetura.

O arquiteto é autor de projetos como o Museu Brasileiro da Escultura, o pórtico na Praça do Patriarca e o prédio do Sesc da 24 de maio, todos em São Paulo, e o Cais das Artes, conjunto com teatro e museu construído às margens da Baía de Vitória, no Espírito Santo.