• Prefeitura do Rio inclui edifício do antigo Colégio Padre Antônio Vieira na APAC do Humaitá
Publicado em 22/05/2023 - 11:09  |  Atualizado em 24/05/2023 - 11:22
Edifício do antigo Colégio Padre Antônio Vieira será preservado

A Prefeitura do Rio publicou na última terça-feira (16), no Diário Oficial, decreto que declara a preservação do edifício do antigo Colégio Padre Antônio Vieira, situado à Rua Humaitá, 52, no bairro da zona sul carioca. O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, incluiu o imóvel como um bem preservado da Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC) do Humaitá. Um bem é indicado para preservação quando pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro.

“Este é mais um exemplo de renovação e preservação da cidade, que permite a convivência harmônica entre antigas e novas edificações”, afirma o secretário de Planejamento Urbano, Augusto Ivan. Neste caso, a preservação garante que sejam mantidas fachadas, telhados e volumetria do edifício. Modificações internas são permitidas, desde que se integrem aos elementos arquitetônicos preservados.

“Localizado no interior do terreno do antigo colégio, o imóvel estava ocultado pela construção existente junto à testada do lote, ou seja, junto à rua. Em vistoria, foi detectado o valor arquitetônico da edificação, construída entre o final do século XIX e o começo do século XX e, portanto, o interesse de sua inclusão na APAC existente”, explica a presidente do IRPH, Laura Di Blasi.

Com a medida, quaisquer intervenções físicas a serem realizadas no local deverão ser previamente orientadas e aprovadas pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).