• Concurso de Fotografias celebra os sítios de patrimônio reconhecidos pela UNESCO no Rio
Publicado em 30/06/2023 - 16:50  |  Atualizado em 03/07/2023 - 16:54
Foto: Alexandre Macieira | Riotur

A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), lançou o concurso de fotografias “Olhos de Ver – Edição Rio Patrimônio Mundial”, para fortalecer o relacionamento e a identidade do carioca com o patrimônio da cidade. O concurso é aberto a toda a população que poderá enviar fotografias inéditas de paisagens, edificações, espaços públicos, mobiliário urbano ou cenas do cotidiano, fotografados na sua integralidade ou no detalhe, localizados na área de abrangência dos três sítios declarados Patrimônio Mundial na cidade: sítio “Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar”, sítio Arqueológico Cais do Valongo e sítio Burle Marx. As melhores imagens serão selecionadas e irão fazer parte de uma edição digital de cartões postais do projeto Olhos de Ver.

”Somos uma cidade privilegiada: temos 3 sítios considerados Patrimônio Mundial. Amanhã (01) é a data de comemoração de 11 anos da declaração do sítio ‘Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar’, nosso primeiro bem reconhecido pela UNESCO. Nada melhor do que comemorar promovendo o Patrimônio Cultural do nosso município”, explica Laura Di Blasi, presidente do IRPH.

Cada participante poderá inscrever, de forma gratuita, no máximo, dez fotografias até o dia 01 de outubro. As fotografias poderão ser coloridas ou em preto e branco e deverão ser enviadas em formato impresso e digital (jpg). As imagens não poderão apresentar qualquer tipo de montagem e não serão permitidas alterações drásticas – como retirada ou inserção de elementos – ou uso de efeitos especiais.

As imagens serão analisadas por uma comissão julgadora composta por técnicos do IRPH e membros da sociedade civil, que irão escolher as 60 melhores imagens, sem ordem classificatória. Para informações sobre o envio das imagens, visite o regulamento no site do Instituto https://irph.prefeitura.rio/ .